1. Escleroterapia (aplicações/secagem dos vazinhos)
É o método mais antigo e consagrado para o tratamento de vasos. Hoje em dia existem várias susbstâncias químicas capazes de promover a remoção completa dos “ vazinhos”, mas precisa da realização de algumas sessões para que ocorra esta completa remoção e ainda podemos associar o LASER para complementar o tratamento.
Um método que também vem sendo difusamente propagado, é a utilização do polidocanol e ar formando uma espuma densa para ser injetada em vasos de pequeno, médio e grande calibre com a finalidade de ocluir e eliminar esses vasos.
2. Radiofrequência transdérmica
É um método menos invasivo que o convencional e consiste no uso de um aparelho que emite ondas de Radiofrequência que aquece as veias em seu interior (40ºC a 85º C - processo também chamado de Termólise Seletiva). O mecanismo de ação consiste no fluxo controlado de elétrons que eleva a temperatura local destruindo assim as paredes dos vasos, mas preservando os tecidos próximos.
3. O laser
O laser também é um método minimamente invasivo e está indicado para o tratamento de hemangiomas e pequenos vasos nas pernas e na face, inclusive lesões denominadas de nevus rubi. Nesse tipo de tratamento utilizamos o aparelho QUANTUM IPL com comprimento de onda 1.064 nm, tendo um direcionamento da luz a atingir o pigmento vermelho do sangue levando-o há uma temperatura em torno de 40 a 60 graus celsius, promovendo a desnaturação das proteínas da parede do vaso, causando a sua destruição e posterior absorção, desaparecendo da pele. O inconveniente desse método é não usálos ou no mínimo usá-lo com cautela em peles bronzeadas ou morenas.
4. Microcirurgia de Varizes
Ainda é um método muito indicado para o tratamento das varizes de pequeno e médiocalibre, auxiliando a eficácia da escleroterapiacujas veias podem estar nutrindo as teleangectasias.
O procedimento é simples, pode ser feito no próprio consultório ou em hospital dia com anestesia local e sedação leve. As veias são retiradas com pequenos ganchos através de micro incisões na pele.
O pós-operatórioé muito tranquilo, praticamente indolor, sem a necessidade de afastamento do trabalho.Os cuidados principais são não se expor ao sol em um período mínimo de 60 dias e evitar exercícios físicos por um período de 1 mês.